preloader
Voltar para o blog

Restaurantes investem em seu próprio delivery para fugir das altas taxas dos aplicativos de entrega

Os aplicativos de entrega estão por toda parte no Brasil e no Mundo. Vimos recentemente aqui no blog que a marca Uber Eats anunciou que o seu serviço de entrega não vai mais funcionar no país e um dos motivos plausíveis para essa decisão seria o monopólio e popularidade do seu concorrente, o Ifood. Mesmo com a saída do Uber Eats, encontramos um cenário onde os aplicativos Ifood e Rappi dominam o mercado de entregas, principalmente no cenário de pandemia em que ainda vivemos. 

Se antes da pandemia o delivery representava uma taxa mínima para os donos dos restaurantes, atualmente, a participação nesses aplicativos alterna entre 15% e 30% do faturamento total de cada estabelecimento. Diante desse cenário: popularização de pedidos em delivery e aumento das taxas de participação de aplicativos de entrega, o caminho alternativo encontrado por empresas, desde as mais pequenas, é o de investir em sua própria operação de entregas.

Taxa de participação em aplicativos de entrega em relação ao faturamento total de cada estabelecimento

 

Os estabelecimentos afirmam que essa operação de entrega em sua forma tradicional é capaz de cortar os custos, ter mais controle sobre a qualidade do delivery e até remunerar melhor os seus entregadores. Esse é um ponto positivo já que os entregadores que trabalham por meio de aplicativos reivindicam sobre as taxas recebidas em viagens maiores e o excesso de trabalho para conseguirem um retorno financeiro razoável.

Ter uma ferramenta própria de delivery permite a criação de campanhas, cupons de desconto e o gerenciamento direto com os clientes que podem se tornar cada vez mais fiéis e engajados com a marca. Enquanto nos aplicativos grandes, muitos clientes estão conectados o dia inteiro, temos um porém, a quantidade de concorrentes na plataforma também é alta e o pior, sem muitos esforços publicitários por parte do aplicativo, o que faz com que pequenos negócios precisem concorrer diretamente com grandes marcas.

Os benefícios não param por aí! Considerar o seu próprio canal de entregas te possibilita: ter o seu próprio serviço digital de delivery sem estar juntos com os seus concorrentes em aplicativos coletivos, oferecer mais autonomia ao consumir no momento da compra, mostrar que o seu empreendimento investe em um próprio canal de relacionamento e comunicação com os clientes, e principalmente, potencializar as vendas e fidelizar cada vez mais clientes.

Você já utiliza em seu negócio o seu próprio aplicativo de entregas? Tem dado certo e está sendo mais viável economicamente? Se ainda não utiliza, repense bem sobre as informações deste texto! O mundo está se tornando cada vez mais tecnológico e as empresas precisam se adaptar ainda mais nesse contexto global! O Economize BR deseja muito sucesso para o seu negócio.