preloader
Voltar para o blog

Como ter um bom mix de produtos em seu negócio?

É preciso ficar atento e estudar sobre quais produtos farão parte do mix do seu estabelecimento… mas o que seria esse mix de produtos? Sem produtos para vender é muito difícil qualquer negócio crescer e ir adiante. Por isso, o mix de produtos seria o portfólio, a variedade de mercadorias que a sua loja oferece para os clientes. 

Ter um mix bem estruturado permite que você alcance cada vez mais um público novo e diversificado a fim de ter sucesso em seu negócio. Por isso, separamos dicas valiosas para você conseguir realizar essa etapa de maneira eficaz! Confira a seguir.

 

Dica número 1!

Planeje, planeje e estude mais um pouco… Já citamos anteriormente aqui no blog que o planejamento é um dos passos primordiais para qualquer pessoa que deseja ter sucesso em seu negócio. Não é diferente quando se trata de estruturar um bom mix de produtos. Lembre-se que não é só sair comprando o que você imagina ser viável. Todo passo novo precisa de estudo e reflexão. Por isso, considere conhecer bem a fundo o seu negócio com as seguintes perguntas: Qual a localidade em que o meu estabelecimento se encontra? O meu público-alvo consome mais quais tipos de mercadorias? Qual o tamanho da minha loja? Será viável investir dinheiro em determinado produto?

A partir das respostas que você obter, diferentes caminhos já começarão a ser traçados no seu planejamento. Lembre-se: quanto mais cauteloso e preparado você estiver na tomada de decisão, menores podem ser as chances para erros!

 

Dica 2!

Pesquise e selecione os melhores fornecedores! Atualmente, encontramos milhares de marcas para cada tipo de produto. Por isso, é ideal que você analise o que realmente seria bom para o seu estabelecimento. Faça um mapeamento dos fornecedores e verifique quais valem realmente a pena fechar uma parceria. Leve alguns pontos em consideração: a popularidade do produto que você vai comprar, a qualidade dos serviços desses fornecedores, se eles te oferecem algum bônus, alguma parceria ou suporte caso você selecione a marca. Como na dica anterior, essa também requer planejamento. Coloque tudo em um papel e estude as gamas de possibilidades!

 

Dica 3

Fique atento a cada época do ano! Você pode estar pensando que para ter um bom mix de produtos é necessário só o fator inovação mas não é bem assim. Cada época do ano traz uma atualização necessária do mix de produtos caso você queira vender bastante. É o caso das datas comemorativas: Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa, Black Friday, Dia das Crianças e assim vai… Fique atento a possibilidade de mudar o seu mix por conta de oportunidades sazonais. É o momento ideal de trabalhar junto com cada oportunidade e conquistas muuuitas vendas! 

 

Dica número 4

Fique de olho na concorrência! Não se trata de copiar tudo o que o seu concorrente faz ou compra, mas sim de analisar o que você pode comprar a partir disso e melhorar ainda mais o seu mix de produtos. Um exemplo: se o concorrente do seu bairro não trabalha com determinado produto, talvez seja uma boa ideia você ter em seu estabelecimento. Assim as pessoas vão encontrar essa mercadoria na sua loja e ainda podem se tornar clientes fixos a partir daquele momento. 

Analise também os preços. Os consumidores estão sempre em busca dos melhores produtos e menores preços. Por isso, é tão importante você analisar se o seu negócio consegue o melhor preço da região com o mix de produtos que você selecionar.

 

Últimaaaa e quinta dica!

Monte um mix que estabeleça relação entre cada item! Se você não tem tanto dinheiro para investir ou procura ser mais cauteloso, essa é uma ótima dica. Não precisa ser afobado e comprar tudo de uma só vez. Ao contrário disso: compre itens que tenham relação um com o outro. Um exemplo: perto da sessão de cervejas, compre e coloque petiscos, salgadinhos e itens que as pessoas possam levar de uma só vez e que tenham familiaridade entre si. Seja prudente e alcance grandes resultados com o tempo!

E aí, conta pra gente! Essas dicas te ajudaram? Não se esqueça que o planejamento é essencial para todas as etapas do seu negócio. Estude muuuito e coloque em prática. Até o próximo texto e muito sucesso!