A realização de ofertas em supermercados é um dos pontos cruciais para aumentar as vendas, fidelizar os clientes e atrair ainda novos compradores. No entanto, é comum vermos proprietários que não optam por esse planejamento poderoso para aumentar as vendas.
Mais importante do que querer, as ofertas nos supermercados precisam ser pensadas para que o objetivo final de captar mais clientes realmente se consolide. Muitos gestores criam campanhas sem se atentar para detalhes importantes, por isso as ofertas acabam alcançando pouco retorno, muito diferente do esperado.
Pensando nisso, separamos para você algumas dicas e conselhos preciosos na hora de escolher os produtos para as ofertas do seu supermercado! Vem conferir.
1 – Escolha os produtos!
Um passo importante na montagem de suas ofertas é a escolha dos produtos.
Após definir os dias de cada categoria de ofertas, você deve escolher quais os produtos vão estar presentes em cada dia. O recomendado é de 6 a 12 produtos para um dia de oferta. Veja mais sobre como definir seus dias de ofertas!
Veja também qual será o tema das ofertas do dia (Ex: dia da carne, dia da verdura…), e com isso faça uma análise de como escolher os melhores produtos para publicar.
2 – A importância dos produtos notáveis
Mas o que seria isso? Primeiro você deve analisar quais são os produtos que mais chamam a atenção dos seus clientes, os famosos ‘produtos notáveis’. Como exemplo, podemos citar o arroz, óleo, ovos, detergente, amaciante, entre outros. Produtos que as pessoas procuram com mais frequência e que iriam ao seu supermercado sem nem pensar duas vezes se estivessem de promoção.
3 – Margem de lucro
Depois de decidir quais produtos vão ser colocados em cada dia específico de oferta, você deve analisar a margem de lucro em cada um deles.
A melhor maneira de montar um bom mix de produtos é ver quais deles são mais notáveis. Assim, você consegue colocar um bom desconto, e em segundo plano usar os produtos que você tem uma boa margem de lucro, para serem impulsionados pelos produtos mais notáveis.
4 – Estoque e armazenamento
Verificar o estoque dos produtos para cada dia específico de oferta é outro ponto importante. Tente não comprar pouco, pois assim o seu supermercado teria falta de produtos no dia das ofertas… e nem compre produtos em excesso, pois acarretaria prejuízos como perdas de alimento.
Lembre-se também de que o armazenamento dos alimentos deve ser verificado. Produtos perecíveis exigem uma atenção redobrada. Não corra o risco de anunciar algum produto que esteja estragado ou vencido. Isso acarreta péssimas consequências e visibilidade para o seu negócio.
5 – Aposte em visibilidade
Nem tudo depende dos produtos para ser um sucesso o seu dia de oferta! Você também precisa separar um tempo para pensar em como o seu cliente vai ficar sabendo sobre a sua nova estratégia de vendas. Mas não se preocupe! Você não precisa se desesperar e pensar que isso vai levar muito tempo. Com a nossa ferramenta Studio Gráfico do Economize BR, você pode criar o seu encarte de ofertas personalizado em poucos segundos e ainda divulgar em todas redes sociais do seu supermercado! Se você ainda não sabe como isso funciona, clique aqui.
Estude cada etapa do seu planejamento e siga as nossas dicas. Te desejamos muito sucesso e retorno de vendas em seu supermercado!